top of page
Mulher orando

Mensagens

Não acenda o pavio


Provérbios 16:28 – O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos.


A tragédia do câncer é que a célula maligna não fica quieta. Contamina outras células com uma rapidez extraordinária. O homem perverso é descrito no texto de hoje como um câncer. É veloz. Espalha-se rapidamente levando destruição e morte por onde passa.


O instrumento que usa é a língua. Cria intrigas. Disfarça verdades, inventa fuxicos, difama e contamina tudo que toca. O perverso chega de mansinho, como quem não quer nada. “Sabia que fulano…?” “Não sei se devo dizer mas acho que…” “Gente, este segredo é só para você, se alguém me perguntar eu nego.” “Você não acha que fulano…?”


Aparentemente, o perverso é sempre inocente. Ele apenas acende o pavio. A explosão é problema da bomba. Ele “nunca disse nada”, “só sugeriu”. Mas por onde passa vai deixando amizades rotas, imagens denegridas, nomes enxovalhados; enfim, lama, sujeira e maledicência.


O livro de Provérbios fala repetidas vezes do poder da palavra. A pessoa sábia, que mantém um relacionamento diário com Jesus, usará a palavra para construir e não para destruir. Palavras edificantes valem muito e custam pouco. Expressões destrutivas têm um custo exorbitante a longo prazo. São como o bumerangue. Sempre voltam e a própria pessoa é a prejudicada.


Sendo que o coração é o manancial dos sentimentos, e estes se expressam com palavras, é preciso manter a fonte sempre limpa. Jesus é a única pessoa que pode conseguir isso. A disciplina humana é solução de fantasia. É apenas cobrir a estrada esburacada com um pouco de terra. Com a primeira chuva que cair, tudo voltará ao seu estado original.

Busque novamente hoje a Jesus. Aprenda a conviver com Ele. As lutas da vida não o amedrontarão, as nuvens escuras não o intimidarão. Seus inimigos podem cercá-lo completamente. Mas, se você está com Jesus, sempre haverá uma saída.


O homem sem Deus, mais cedo ou mais tarde, mergulha na perversidade. “O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos.”


Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:


Senhor Deus, por favor! Controle a minha língua. Controle as minhas palavras, os meus pensamentos. Para que eu possa espalhar coisas boas, mensagens e oportunidades de salvação. Por favor, Pai! Em nome de Jesus, amém!


Pr. Amilton Menezes

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page