top of page
Mulher orando

Mensagens

Foto do escritorPENSE NISSO Teológica

Graça e crescimento cristão

Colossenses 2:6 – Assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nEle.


A graça tem poder justificador quando Deus nos declara justos, e poder santificador quando nos ajuda a nos tornar cada vez mais semelhantes a Jesus. Assim, a graça não apenas nos ajuda a mudar de direção e a renunciar ao mal, mas também a viver vitoriosamente. Não precisamos ter medo da palavra santificação. Simplesmente podemos substitui-la por crescimento em Cristo e estará tudo bem.


Quando nasce uma criança, não recebemos a notícia por meio de um cartãozinho anunciando que o senhor e a senhora Santos comunicam o nascimento de um engenheiro, médico, publicitário, etc. O que ele vai ser no futuro dependerá do preparo, da educação e da orientação que vai receber e seguir.


Pedro menciona uma escada de crescimento; virtudes que devemos desenvolver. Tendo em vista a volta de Jesus, mantenha-se crescendo; não pare! “Empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor” (2Pe 1:5-7).

Não é uma questão de ganhar ou comprar o Céu pela santificação. Quando você coloca essa escada como alvo em sua vida, torna-se cada vez mais semelhante a Jesus. Ele também nos mostra como podemos crescer.

Em primeiro lugar, o crescimento cristão está relacionado ao poder de Deus. O próprio apóstolo diz: “Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos” (2Pe 1:3). Esse poder é aplicado no dia a dia. “Pois é Deus quem efetua em [nós] tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dEle” (Fp 2:13). Deus vai fazer tudo para minha salvação, menos minha parte.


Além do poder divino, existe ainda o empenho humano: “Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês” (2Pe 1:10). Existe o poder divino e existe o empenho humano. Será que isso não é contradição? Deus faz o trigo crescer, mas o fazendeiro tem que plantar. O poder de Deus e o empenho humano não são incompatíveis.


Isso não significa que a salvação seja um esforço conjunto. A salvação é um ato cem por cento de Deus. Digo: “Agora, Senhor, que fui salvo, como posso demonstrar meu agradecimento?” Vá a Deus e pergunte: “Senhor, o que devo fazer? Mostra-me Tua vontade. Dá-me a ideia do que devo ou não fazer para crescer na graça.”


Os cristãos fazem coisas que os não cristãos não fazem porque Deus opera na vida deles. Paulo dizia: “Tudo posso nAquele que me fortalece” (Fp 4:13).


Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:


Obrigado, Pai, pela salvação em Cristo Jesus! Agora, Pai, eu peço por mim e por meus ouvintes: o que devemos fazer? Mostra-nos a Tua vontade, dá-nos ideia do que devemos ou não fazer, para crescer na graça! Por favor, Pai! Em nome de Jesus, amém!


Pr. Amilton Menezes

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page