Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

Fogão a lenha, comida da vovó e bebidas alcoólicas

Finalmente o inverno revelou-se ao Sul do Brasil, com seus dias frios, alternando entre um bonito dia de sol e aqueles dias cinzentos de chuva gelada. Estes dias de inverno, por si só, já são um convite para uma comida mais calórica, que aquece o coração e faz bem à saúde. E quando o inverno é vivido dentro de uma pandemia, aí sim este convite para apreciar uma boa refeição se multiplica não apenas na proporção da nossa fome, mas também na medida de nossas ansiedades e preocupações. Imagino não ser algo raro sairmos desta pandemia com alguns quilos a mais.


E hoje, seguindo as conexões entre o fogão a lenha e a vida cristã, os convido a pensar a respeito dos cuidados com nossa alimentação. Sim, como cristãos precisamos ter sabedoria para cuidar da maravilhosa criação de Deus, o nosso corpo, nossa saúde, nossa vida. E aí dificilmente você verá alguém sentado à beira do fogão a lenha, naquela cena clássica do sul do Brasil, preparando um fast food ou alguma outra comida industrializada. Fogão à lenha nos convida a descascar produtos orgânicos, a colher os próprios temperos na horta, a cozinhar lentamente uma comida com sabor de infância, da casa da vovó – quando o dicionário ainda não era engordado por gordura trans, produtos transgênicos e aquelas infinidades de conservantes nos rótulos de nossas comidas modernas.


Quando o Senhor mesmo nos orienta no quinto mandamento dizendo “Não matarás”, ele nos mostra a importância da vida e do bem estar, seja nosso ou do próximo. Deus nos convida a sermos seus parceiros no cuidado da vida. E, em tempos de pandemia, fica o alerta a respeito não só de uma alimentação mais saudável e consciente, mas também a respeito do consumo descontrolado de bebidas alcoólicas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fiocruz constatou que, em tempos de Covid-19, o consumo de álcool cresceu em torno de 26% entre os jovens adultos. Cuidado. As ansiedades e preocupações deste cenário tornam-se ainda mais graves quando são descontadas nos excessos com a bebida e com a comida.


A fé cristã nos serve de parâmetro para colocar na balança quando nos convém apreciar uma boa pizza acompanhada de um agradável vinho ou um bom churrasco acompanhado de uma bela cerveja. Isto não nos é proibido! Mas, como nos diz a Palavra do Senhor em 1 Coríntios 10.23: “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam”. Com moderação e sem exageros, podemos curtir um bom inverno com as comidas quentes e deliciosas da estação.


Então fica a dica: o bom e velho fogão a lenha nos convida a ter hábitos mais saudáveis de alimentação. E, acima de tudo, somos lembrados de nos alimentarmos naquele é que o pão da vida, Jesus, o Salvador! Quem nele crer será salvo!



Pastor Bruno Serves

33 visualizações
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados