top of page
Mulher orando

Mensagens

Diante da maldade – viva alegre, em oração e gratidão.


A terceira vela na coroa de advento simboliza a alegria.


estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões...” (1Ts 5.16-18).


Estar sempre alegre significa descansar em Deus. Alegrar-se é continuar vivendo mesmo sendo abatido pela tristeza em decorrência das vicissitudes do dia-a-dia.

Chamou minha atenção uma informação que li de Gleen Coon, adventista, onde o autor destaca que há mais ordem na Bíblia para alegria do que guardar o sábado.

O apostolo Paulo na carta aos Tessalonicenses, em especial a perícope de 1Ts 5.16-18, enumera três conselhos:

                                               1 – alegrar-se;

                                               2 – orar sempre;

                                               3 – agradecer sempre;


Qual a razão desses conselhos do apostolo Paulo?

A julgar pelo verso 15 do capítulo 5: “Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal. Pelo contrário, procurem em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros e também aos que não são irmãos na fé” (1Ts 5.15), pode concluir que diante da maldade das pessoas o recomendável é: alegrar-se, ora, agradecer.

Ao destacar a alegria constante, oração contínua e a gratidão incessante, o apostolo enfatiza com realce a dependência de Deus. Ou explicando melhor:

alegrar-se diante das maldades alheias, é saber que se é dependente de Deus e esse Deus do qual dependo, reverte a maldade em bem. Assim como fez com José (Gn 50.20) e como escreveu Paulo aos Romanos (Rm 8.28). Orar é depender de Deus. Ser agradecido é estar em divida com Deus diante de toda sua providência.


Estamos rodeados por pessoas maldosos. Um autor desconhecido escreveu: “Existe tanto bem no pior de cada um, e tanto mal no melhor de cada um, que dificilmente sabemos julgar quem é ovelha e quem é cabrito”. No entanto, diante da maldade, continue alegrando-se, orando, agradecendo, ou, esperando em Deus, afinal, se é dependente dEle.

Ore sempre – seja constante na oração. Não desista, não deixe de orar. Orar é a transpiração do cristão. Oração é uma chave que abre e fecha. Oração é uma arma de defesa. A oração é uma bomba atômica de Deus deixada a nossa disposição.


Crisóstomo escreveu “a oração é tão poderosa que amarrou a ira de leões, aplacou a ordem da natureza, expeliu demônios, curou enfermidades,...” . Durante a história da igreja, tribunais, arenas, fogueiras, fuzilamento, prisões, fome, sede, perseguição, incompreensão, foram encarados com oração.


Quando a Índia era dominada pelos ingleses, o Lord Halifax, vice rei na Índia, escreveu uma carta para Londres chamando Gandhi de homem estranho. Na carta o Lord destacava que quando Gandhi não conseguia dominar a vontade rebelde do seu povo, passava a noite trancado em seu quarto. E o que chamava a atenção era que no outro dia, seus conterrâneos lhe obedeciam. Após isso, Lord Halifax escreveu que enquanto ele apelava para os políticos e armas dos ingleses, Gandhi conhecia uma arma secreta desconhecida por ele.


A oração é fundamental para cada cristão. Sei que Deus ouve meu orar. Não oro por Deus me atender, afinal, há orações que Deus não atende e nunca atenderá. Oro por saber que Deus me ouve e está atento ao meu clamor. Oro por ser dependente de Deus. E por essa dependência eu me alegro, mesmo diante das maldades. Por essa dependência diária, eu agradeço em todas as ocasiões, inclusive nas situações adversas.

                                               1 – alegrar-se;

                                               2 – orar sempre;

                                               3 – agradecer sempre;


Ser agradecido!

Se você pudesse fazer uma lista de dez coisas pelas quais é agradecido, o que seria?

Recordemos que um homem perdeu tudo que possuía, e mesmo assim louvou (Jó 1.21).

A ingratidão é como uma gripe – passa de um para outro.

Converse com quem reclama. Em pouco tempo, você estará reclamando, inclusive de uma das dez coisas que é agradecido.

Pessoas reclamam do cansaço e não agradecem o trabalho.

                                               1 – alegrar-se;

                                               2 – orar sempre;

                                               3 – agradecer sempre;


O apostolo Paulo na carta aos Tessalonicenses enumera essas três atitudes cristãs diante das maldades das pessoas. Continue a viver dependente de Deus, afinal, o pão nosso de cada dia nos dá hoje. Ele faz nascer o sol sobre justos e injustos. Amém


Rev. Edson Ronaldo Tressmann

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page