Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados

 
Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

Deus por nós

Ler o evangelho de Mt 1. 18-25 é perceber que uma nova etapa com o povo de Israel começa a acontecer, uma nova história começa a nascer com a concepção do Messias na pequena cidade de Nazaré, isto é, Jesus Cristo. Tanto que temos o anjo que anuncia para José sobre a concepção de Maria, dizendo que ele, Jesus, é o Emanuel profetizado. Diante do mundo está a grande majestade Cristo Jesus, de grande poder e glória. E esse menino maravilhoso será chamado de Emanuel, que significa Deus conosco. Menino que é apontado lá no AT, em Isaías 7. 14, que assim fala: “portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” Dele virá à libertação eterna para a humanidade e não apenas uma libertação temporal. Jesus, verdadeiro Deus, se fez humano para cumprir o que Deus prometeu nas profecias do Antigo Testamento. Porque, como sabemos, com a desobediência de Adão e Eva, ocorreu o afastamento entre Deus e os homens.


Mas o Criador promete enviar ao mundo um descendente de mulher que esmagaria a cabeça da serpente, a de satanás, como está escrito em Gênesis 3. 15, sendo assim, meus irmãos, Deus já prepara o futuro da humanidade. E se olharmos mais adiante, vemos mais profecias no Antigo Testamento sobre Jesus: o salvador que nascerá de um menino, (Isaías 9.6); um Deus que se faz homem para salvar a humanidade; o menino que nascerá em Belém (Miquéias 5.2). E Mateus mostra o cumprimento das mesmas profecias, isto é, Jesus nasce verdadeiro homem. Claro, Jesus nasce como qualquer ser humano. Nasce humilde com os mais humildes. E ele vem como fala o versículo 21: “ele salvará o povo dos pecados deles.” Aqui está à missão do Messias, ele veio para trazer o arrependimento, a verdadeira justiça para todos os que creem.


O Emanuel, o Deus conosco, o Deus forte, o Deus que conduz nossas vidas. Sim, querida igreja, a concepção de Jesus Cristo é uma realidade na história humana. Jesus veio para habitar em nossa humanidade, o Deus forte, o Emanuel, o Deus conosco. A humanidade se tornou a manjedoura de Jesus, porque nela está tudo o que o ser humano necessita e precisa, embora de uma maneira imerecida, o Filho de Deus se deita, descansa, sobre a humanidade decaída, para conceder o perdão, salvação e vida eterna. E assim também o Filho de Deus faz com cada um de nós, porque onde está a dor, o sofrimento, a angústia, o emprego que não aparece, as complicações na família, os desentendimentos, solidão, depressão, violência, tudo isso Jesus faz de sua manjedoura não para ele descansar, mas para ele nos dar o descanso, não para ele se aquecer, mas para sermos aquecidos em seu grande amor e compaixão, nos dá o perdão, o cuidado, o consolo, enfim, Jesus nasceu para renascermos. Emanuel, Deus conosco, Deus por nós.



Rev. Artur Charczuk

3 visualizações