Cultura do cancelamento?

É uma espécie de isolamento, também conhecido como ostracismo. É a pessoa que comete uma espécie de infração cultural e é excluída das rodas físicas e virtuais. É algo que vai contra os bons costumes de uma dada sociedade, por exemplo: racismo, preconceito, homofobia, algum posicionamento que escape do que é correto, etc. E a pessoa é banida, retirada, em termos mais atuais, cancelada. É interessante quando você olha com mais nitidez para o termo cancelar, ele está muito relacionado com suprimir, suspender, terminar e assim por diante. A sensação que dá é que o ato de cancelamento é uma forma encontrada pelo ser humano para obter poder, sim, poder sobre o outro: eu posso, eu cancelo, eu instituo e destituo coisas e vidas e muito mais. Cancelar dá uma sensação de coroamento na pessoa, como se ela tivesse feito uma grande justiça em prol dos outros, seu interior grita assim: eu sou poderoso! Estou acima de tudo e de todos, eu sou o cancelador maior, sou o cancelamento em si e por aí vai.


A pessoa quer fazer justiça, cancelar é encher a mente de fantasias com montarias aladas e príncipes com espadas em mãos. Na verdade, leitor, cancelar é como uma espécie de fuga, ou seja, é o homem querendo fugir da sua realidade finita, da fragilidade, da doença, da mortalidade, da velhice, enfim, é o homem não querendo ser homem, ele quer estar acima do conceito humano, ele quer romancear o que é real. Cancelar é a sensação de domínio sobre o outro, de estar fazendo virtude com as próprias mãos. Cancelar é fugir de si próprio, é estacar uma bandeira pessoal sobre o social.


Poder, o homem quer poder. Ele quer ser igual a Deus, assim como no início do mundo. A serpente continua ciciando nos corações dos homens, encorajando- os para o cancelamento. Mas uma coisa é fato: todos nós somos cancelados, ninguém cancela ninguém, o que acontece é o reforço do que já está cancelado. A justiça humana é mínima, composta apenas pelos cicios da serpente do jardim do Éden. Mas alguém abraçou o cancelamento humano, Jesus Cristo. Pois o homem estava cancelado diante de Deus, banido das benesses do Criador. E tudo Jesus reconquistou para os pecadores, para nós, ele conquistou com sua perfeita justiça, externa, não humana, e reta. O poder dos homens é pó da terra, restolho de uma vida encurvada e turva. Entretanto, o Filho de Deus está ali, pronto para acolher o cancelado coração humano. Somente Jesus pode isolar, mas ele é o suficiente Deus, pois a dor que o homem quer incutir no outro, cancelar, não é parte de Jesus. Porque em Cristo há perdão, salvação e vida eterna.




Rev Artur Charczuk

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2021 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados