top of page
Mulher orando

Mensagens

Certeza da Salvação

I João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.


No Novo Testamento, a salvação é sinônimo do perdão dos pecados, e o texto de hoje nos assegura que nossos pecados são perdoados quando nos aproximamos de Cristo em contrição. Todo cristão deveria ter certeza do perdão e consequentemente da salvação, os quais são ofertas da graça. A primeira carta de João foi escrita para que os cristãos conheçam a posição deles diante de Deus. De fato, se o Evangelho de João representa a declaração da salvação, sua primeira carta é a afirmação da certeza dela. Nessa carta, os verbos “saber” e “conhecer” e seus equivalentes aparecem mais de 40 vezes. Por exemplo: “Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus” (5:3, ARC). “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” (3:14). “Esta é a confiança que temos para com Ele […]. Sabemos que nos ouve” (5:14,15). “E nisto sabemos que O conhecemos: se guardamos os Seus mandamentos” (1Jo 2:3, ARC). “Sabemos que somos de Deus” (5:19).


A fé em Cristo traz a certeza do perdão, pois, como afirma o texto de hoje, “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Também é dito: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1Jo 2:1). Juntos, esses textos asseguram que o perdão e a salvação trazem convicção à vida daqueles que estão em Cristo. Muitos se manifestam temerosos de falar em certeza da salvação porque julgam que isso, de alguma forma, representaria um perigo para a humildade e um estímulo ao pecado.


Seria a certeza do perdão divino razão para tratarmos o pecado com leviandade, como alguns poderiam pensar? Apenas se não entendermos o custo do perdão! Ao falar a respeito da pecadora que fora perdoada e Lhe lavava os pés com perfume e lágrimas de contrição, Jesus afirmou que o grande amor que ela mostrou provava que os seus muitos pecados já haviam sido perdoados (Lc 7:47). A consciência do perdão torna-nos dedicados. Leva-nos a amá-Lo mais e a viver em serviço dedicado. O amor torna-se um poderoso incentivo à vida consagrada e, ao mesmo tempo, é o único e autêntico obstáculo ao pecado.


Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:


Querido Deus, obrigado pela certeza que temos da salvação em Cristo Jesus. Obrigado pelo perdão de todos os nossos pecados. Continue transformando nossa vida. Em nome de Jesus, amém!


Pr. Amilton Menezes

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page