Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

A Santa Ceia - Parte II: "Confiança na Palavra"

Em 1793, o capitão William Bligh levou fruta-pão do Taiti até o Caribe. Os jamaicanos plantaram a fruta; entretanto, eles se recusavam a comer da fruta porque não compreendiam os benefícios que poderiam receber dela. Consequentemente, durante cerca de 50 anos a fruta-pão foi dada aos porcos. Somente mais tarde é que eles perceberam que, comendo a fruta-pão, eles receberiam nutrientes e força.


Da mesma forma, muitos se recusam a ver Jesus como o "Pão da Vida" (São João 6) pois isso não condiz com o que é racional e lógico. Assim, se privam de receber os nutrientes e a força que somente ele pode conceder.


Certamente parece irracional o fato de que Cristo está corporalmente presente na Santa Ceia. No entanto, é sempre bom lembrar que Deus não é limitado à razão. Portanto, se ele disse "Isto é o meu Corpo! isto é o meu Sangue!" (São Marcos 14. 22-24) que é nossa razão ou lógica para questionar ou modificar as palavras do Senhor? A Santa Ceia é uma grande mistério e, ao mesmo tempo, um grande milagre de Deus!


Se você se sente inclinado a ver estas palavras claras de Cristo na Instituição da Ceia como sendo representativas ou figurativas, cuidado! Algumas pessoas no Antigo Testamento que permitiram que a razão e a lógica substituíssem a Fé simples acabaram perdidas. Em Números 21 lemos que algumas pessoas se recusaram a confiar na Palavra de Deus e por isso, o Senhor "mandou para o meio do povo cobras venenosas, que mordiam o povo, e morreram muitos do povo de Israel" (Números 21.6). Então, o SENHOR disse a Moisés: "Faça uma serpente e coloque sobre uma haste. Quem for mordido e olhar para ela viverá. Moisés fez uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste. Quando alguém era mordido por alguma cobra, se olhava para a serpente de bronze, ficava curado" (Números 21. 8-9).


Olhar para uma serpente em cima de um poste de madeira a fim de escapar da morte parece ficção científica, é irracional, não tem lógica. Da mesma forma, para muitos hoje receber no pão e vinho consagrados o verdadeiro Corpo e o verdadeiro Sangue de Cristo também parece ser algo irracional e sem lógica. No entanto, o que a Palavra de Deus diz, ela o faz. Da mesma forma como olhar para a serpente de bronze lá no Antigo Testamento trazia a cura para o povo de Israel, hoje receber o Corpo e o Sangue de Cristo na Santa Ceia traz "remissão dos pecados" (São Mateus 26.28). E "onde há remissão dos pecados, há também vida e salvação" (Cm VI O Sacramento do Altar).




Rev. Helvécio J. Batista Júnior


0 visualização
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados