Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

A Santa Absolvição - Parte I: "Um retorno ao Santo Batismo"

Deus usa dois processos básicos para iniciar e preservar a vida no planeta e para fazer a terra ser fecundada e brotar: através da precipitação, ele rega a terra; depois, através da evaporação, Deus leva a água de volta ao céu para poder regar a terra novamente.


De forma semelhante, Deus diariamente faz uso do processo contínuo do Arrependimento que começa no Santo Batismo. Assim escreve, o Dr. Scaer:

"O Batismo é totalmente obra de Deus. Se não fosse assim, o cristão não poderia procurar a Salvação no Batismo. Apesar de sua validade contínua na vida do cristão e até mesmo para aqueles que se afastaram da Fé, o Batismo é um evento para o qual o cristão precisa retornar. Como o Batismo é em todos os sentidos um nascimento, ele é um ato não-repetível, ocorrido uma única vez, nos assegurando de nossa condição atual de sermos filhos de Deus e herdeiros juntamente com Cristo"

Como, então, retornar diariamente ao Santo Batismo?


O bem-aventurado Dr. Martinho Lutero ensina em seu Catecismo Menor que toda a vida cristã é um ciclo contínuo de Arrependimento e Perdão, iniciado e sustentado pelo Santo Batismo. Desse modo, o Ofício das Chaves, ou como diz a Apologia da Confissão de Augsburgo, o Sacramento da Santa Absolvição, nada mais é do que um retorno contínuo ao Santo Batismo (Colossenses 3. 1-11).


Quando você vive uma vida de Arrependimento, confessa os seus pecados e confia na Santa Absolvição, você está retornando ao Santo Batismo e vivendo as bênçãos deste Meio da Graça. Por isso, assim como mantém o ciclo de água - como descrito no início - para dar vida a Terra, o SENHOR usa o que poderíamos chamar de "ciclo do Arrependimento e Perdão" para dar vida a você. Não uma vida qualquer, mas uma Vida Eterna!


Rev. Helvécio J. Batista Júnior

27 visualizações
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados