Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

A Palavra de Deus - Parte VI: "A Palavra gera a Fé"

Sagradas Escrituras relatam em Atos dos Apóstolos 8.25-40, que Filipe estava viajando perto de Jerusalém quando encontrou um "etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes" (Atos 8.26). Este homem "tinha vindo adorar em Jerusalém e estava regressando ao seu país. E, assentado na sua carruagem, vinha lendo o profeta Isaías" (Atos 8. 27-28). No entanto, este alto oficial do governo estava tendo dificuldades em compreender o que estava lendo. "Então o Espírito disse a Filipe: aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a" (Atos 8.29).


Estando ali próximo, Filipe perguntou ao Etíope: "O senhor entende o que está lendo? Ele respondeu: como poderei entender, se ninguém me explicar?" (Atos 8. 30-31). Então, o eunuco disse a Filipe: "Peço que você me explique a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de outra pessoa? Então Filipe explicou: E, começando com esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a mensagem de Jesus" (Atos 8. 34-35).

Enquanto Filipe falava, a semente da Palavra viva entrou nos ouvidos daquele alto oficial e criou raízes em seu coração. A Palavra, como uma semente, estava germinando e trazendo nova vida e Fé.

"Seguindo pelo caminho, chegaram a certo lugar que havia água. Então o eunuco disse: eis aqui água. O que impede que eu seja batizado? Então mandou parar a carruagem, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco" (Atos 8.36-38).


Como se percebe na próprio Escritura, todo o seu enfoque é Jesus (São João 5.39), toda ela fala e aponta para o Cristo (São Lucas 24.27). O próprio Jesus reafirmou isso diversas vezes: "era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a respeito de mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos" (São Lucas 24.44). Sim, até nos Salmos! Ao contrário do que muitos pensam, eles não são mera poesia religiosa, eles também testificam de Cristo!


Por causa de tudo isso que a próprio Escritura nos fala de sua íntima relação com o Filho de Deus, é que o ensino e pregação da Palavra se tornam importantíssimas. Afinal, "A Fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela Palavra de Cristo" (Romanos 10.17). Desse modo, aproveite todas as oportunidades que Deus lhe concede para estar diante de sua Palavra: se você ainda não é batizado, receba a água unida à Palavra de Deus; através da confissão e da Absolvição, receba o conforto da Palavra de Perdão que o Senhor concede; na Santa Ceia, seja fortalecido pelo Corpo e Sangue da Palavra que se fez carne; e valorize sempre os estudos e pregações da Palavra de Deus, bem como a leitura e reflexão da mesma.


"Como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a Salvação" (1Pedro 2.2).




Rev. Helvécio J. Batista Junior

11 visualizações
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados