Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

A Palavra de Deus - Parte IV: "Cristo em você"

O Artista Konrad von Soest, ao retratar a Anunciação de Jesus (São Lucas 1. 26-38), direciona os olhos do Anjo e da Virgem Maria para uma Bíblia aberta. Isso pode parecer estranho, pois não há registro deste detalhe. Então, por que ele desenhou dessa forma? O que o artista queria ensinar com isso? Através desta pintura, von Soest está procurando ensinar que a Virgem Maria concebeu Jesus não por uma decisão pessoal que pudesse ter feito, mas pela Palavra milagrosa de Deus e seu Espírito!


Jesus Cristo entra em seu coração exatamente da mesma maneira que entrou no ventre da Virgem Maria. Ele entra e habita em você não por causa de algum esforço ou decisão que você tenha feito. Ao invés disso, assim como Cristo entrou no ventre da Virgem Maria pela Palavra, da mesma forma também ele entra em você!


O bem-aventurado Dr. Martinho Lutero explicou este texto de forma muito clara e simples: "De onde vem esta criança? O santo anjo Gabriel traz a Palavra: 'eis que conceberás e darás à luz um filho'. Com esta Palavra Cristo entra não apenas no coração da Virgem Maria, mas também no seu ventre. Ninguém pode contestar que o poder vem através da Palavra" (AE 36:341).

O santo anjo Gabriel pregou a Palavra poderosa de Deus à Virgem Maria. Enquanto ele pregava, o Espírito Santo estava realizando aquela obra que havia sido prometida na Palavra: "E a Palavra se fez Carne" (São João 1). Como se observa, tudo aconteceu e acontece unicamente por intermédio da Palavra de Deus! Portanto, fica claro que a Palavra estava "operando de forma eficaz" na Virgem Maria (1Tessalonicenses 2.13) e continua a fazer o mesmo em nós!

De que forma? Através dos seus olhos, dos seus ouvidos, do seu tato e até mesmo de seu paladar, a Palavra de Deus - o próprio Cristo - entra e habita em você. Por isso, o Batismo, a Absolvição, a Pregação e a Ceia do Senhor não são meros ritos litúrgicos da história da Igreja. Na verdade, são meios que o próprio Deus está usando para que nós sejamos alcançados pela sua milagrosa Palavra e assim Cristo viva em nós!


Somente por causa da Palavra você pode confessar junto com o Apóstolo Paulo: "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2.20).




Rev. Helvécio J. Batista Júnior

0 visualização
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados