Buscar
  • PENSE NISSO Teológica

A nossa confiança em Deus, o SENHOR – Sl 91

Estimados leitores em Cristo: nós ouvimos falar muito em fé. No entanto, o que esta pequena palavra significa? Conforme a carta aos Hebreus, “a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hb 11.1), ou seja, a fé é colocar a nossa confiança em alguma coisa – acreditar em algo. E claro, quando falamos sobre esse assunto, nos referimos à nossa confiança em Deus, o SENHOR.


Muitas vezes até ficamos em dúvida quanto a nossa confiança, e nos perguntamos: “qual é a vantagem ou proveito que temos pelo fato de confiarmos em Deus”? Meus irmãos: não precisamos ter dúvidas de que há vantagens de se confiar no SENHOR. Ele mostrou, inúmeras vezes, que cumpre todas as suas promessas, nos dando paz, proteção e tranquilidade para vivermos a nossa vida aqui neste mundo, mesmo em meio às situações de dificuldade que se pode passar. Evidentemente, o salmo que ouvimos no culto de hoje nos mostra bem isso.


O Salmo 91 nos fala, em primeiro lugar, que podemos confiar em Deus, o SENHOR, porque Ele nos ampara já aqui nesta vida. As necessidades materiais do ser humano estão sendo cada vez maiores e, por causa disso, vem crescendo a maldade neste mundo. Nós mesmos nos revoltamos com tudo o que está acontecendo, seja com as pessoas, com a estrutura política do nosso país ou com tantas outras coisas.


Grande parte desse crescimento das coisas ruins que estão acontecendo ao nosso redor é obra do diabo, pois ele não quer que algo dê certo. Muito pelo contrário, ele quer que dê tudo errado em nossas vidas. Porém, não precisamos temer as artimanhas feitas por Satanás, afinal Cristo venceu as forças do mal por nós. O diabo não deve ter poder algum sobre nós, pois Jesus mostrou-se vitorioso sobre todas as coisas.


Nós somos tentados a praticar o mal em todos os momentos, mas temos um Deus que nos livra desse perigo. Ele é o único que tem esse poder. Por isso, assim como o salmista, podemos colocar a nossa confiança nele. Ele diz: “Ó SENHOR Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti” (v.2). Cabe-nos perguntar se estamos colocando somente nele a nossa confiança – nesse Deus verdadeiro que mantém todo o universo.


Muitas pessoas colocam sua confiança nos seus bens e no seu dinheiro, fazendo da riqueza o seu “deus”. Pensam que se isso estiver faltando tudo vai mal. Por sua vez, outros colocam a confiança na sua inteligência ou no seu grau de estudo, pensando que são os melhores na sociedade porque atingiram um grau superior de estudos ou porque “sabem tudo”. Outros ainda confiam em santos e entidades mediúnicas, ajoelhando-se diante deles, fazendo suas preces e procurando neles a ajuda para as suas dificuldades, ao invés de confiar no SENHOR.


Poderíamos ainda citar muitos outros objetos onde as pessoas colocam a sua confiança, antes de acreditar no Deus Altíssimo. No entanto, com esses exemplos e muitos outros que vocês podem estar lembrando, é demonstrado o quanto o ser humano é pecador e ignorante. Quanto mais o homem depositar a sua confiança nisso, mais ele vai se afastando de Deus, caminhando rumo para a perdição eterna e o inferno.


Por isso, precisamos depositar a nossa confiança em Deus, o SENHOR, assim como fez o salmista. Nessa confiança, como está escrito no salmo, “Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais. Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo” (v.3-4). Ou seja, Deus nos ampara e nos conduz nesta vida, estando conosco em todos os momentos, seja em casa, no trabalho, na igreja ou na sociedade. Claro, isso tudo nos deve dar ânimo para colocar somente em Deus a nossa confiança.


Por isso que o salmo 91 também nos ensina que podemos confiar no SENHOR, pois nele temos a salvação eterna. Conforme é dito: “Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o SENHOR. Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. Como recompensa, eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador” (v.14-16), isto é, por confiar em Deus, temos a salvação, sendo o ponto máximo de nossas vidas. Nós, por nossas próprias forças, nada podemos fazer para obter a salvação. Na verdade, merecíamos a ira e condenação de Deus. Entretanto, Deus nos deu a salvação de graça, enviando seu filho Jesus ao mundo, nos resgatando deste mundo perdido e condenado, nos conduzindo para a salvação eterna. Como nos diz o apóstolo Paulo: "pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la” (Ef 2.8-9).


O próprio Deus nos revela esse dom gratuito através de sua Palavra – meio pelo qual ele vem até nós e mostra a sua salvação, nos dando certeza daquilo que Jesus fez por nós. Porém, nem sempre estamos cientes ou firmes nesta verdade, pois nos acomodamos em ouvir apenas o que está sendo dito e não procuramos estudar mais sobre o assunto. Basta abrir as nossas Bíblias que vamos encontrar a nossa salvação descrita ali, desde o Gênesis até ao Apocalipse.


Logo no começo da Bíblia, Deus promete o Salvador para a humanidade, dizendo para a serpente: “Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela” (Gn 3.15). Desde aquele momento, o povo esperava pela vinda do Messias. Ele realmente veio em Jesus, que morre numa cruz para que todos sejam salvos. Por causa disso, recebemos o presente gratuito de Deus – a vida eterna, “que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Rm 6.23b).


Assim, meus irmãos, vemos que existem muitas razões para confiar em Deus, o SENHOR. Ele cumpre as suas promessas em todos os momentos. Deus tem um plano para cada um de nós, que é o de nos conduzir para a vida eterna junto dele. Evidentemente, ainda não estamos lá. Por isso, em nossa caminhada aqui neste mundo, mesmo que apareçam tribulações, problemas ou dificuldades, Deus está nos amparando. Ele nos protege de todos os perigos que podem aparecer nas nossas vidas.

Somente em Deus, o SENHOR, podemos nos refugiar, encontrar a paz e a tranquilidade. Através de Cristo, Deus nos deu a salvação e nos conduz nesta vida para a vida eterna. Dessa forma, “ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará” (Sl 37.5). “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês” (1Pe 5.7). Que assim seja. Amém.




Rev. Artur Charczuk

0 visualização
 

Receba Mensagens Cristãs Diariamente no Whatsapp. Adicione e peça (53) 99901-4822

© 2020 by pensenissoteologica.com. Todos os direitos reservados