A heresia é como um câncer

Estamos vivendo uma época em que muitos cristãos não se preocupam com doutrina correta (ensinamento correto da Palavra de Deus) e assim acabam correndo grande risco espiritual.


Doutrina falsa, ensinamento falso, como diz Lutero, é a pior coisa que existe, pois, uma vida ímpia prejudica somente a si mesmo, mas doutrina falsa acaba levando milhões de pessoas para o inferno, para longe de Cristo, para condenação.


Doutrina falsa é um veneno diabólico que acaba matando a nossa fé em Cristo e nos levando a duvidar da palavra de Deus. Toda a doutrina falsa tem sua raiz nas palavras que o diabo disse a Eva “é assim que Deus disse”.


Como cristãos luteranos, filhos da reforma, nós não podemos afrouxar, ceder, tolerar qualquer tipo de ensinamento na igreja que contradiz a palavra de Deus, pois o que está em jogo é a nossa fidelidade a Deus e a salvação das pessoas.


Martinho Lutero de maneira genial escreveu: “ Um pequeno ponto de doutrina tem mais valor do que o céu e a terra: portanto, nós não podemos permitir que uma virgula sequer seja corrompida”.


Jesus Cristo compara ensinamento falso como fermento. E o apóstolo Paulo diz que doutrina falsa é como câncer. O que Jesus e Paulo querem disser com estas figuras em relação a doutrinas falsas?


O fermente em pequena quantidade se espalha pela massa. O fermento é ativo e vivo. Da mesma maneira, Jesus adverte, que os falsos ensinamentos que parecem pequenos e inofensivos estão vivos e tem poder. Tal como o fermento, os ensinamentos falsos espalham e ocupam a mente, influenciando profundamente a forma como você pensa e julga outras coisas.


O câncer é uma doença que se espalha rapidamente pelo corpo. O câncer mata, a não ser que seja diagnosticado cedo e tratado adequadamente com medicação poderosa. Da mesma forma os falsos ensinamentos matam (espiritualmente falando) a menos que sejam tratados pelo “ remédio” poderoso da Palavra de Deus.


Muitos falsos ensinamentos estão se infiltrando na mente de muitos cristãos e congregações, assim como o fermento e o câncer.


E o que devemos fazer diante dos ensinamentos falsos? o que devemos fazer para não sermos enganados por falsas vozes e seguirmos somente a voz de Deus, a sua Palavra?


Devemos ser como os cristãos de Beréia em Atos 17. Eles ouviram os ensinamentos de Paulo e Silas e os comparavam com as Escrituras Sagradas. Tudo o que nós ouvimos, quer seja na igreja ou no mundo, devemos comparar com a Palavra de Deus, para ver se isso procede de Deus ou não.


Amigo e amiga! Leia, medite e estude a Palavra de Deus para não se deixar enganar com ensinamentos falsos. Se puder decore partes da escritura Sagrada. Onde está a palavra de Deus, lá está presente Cristo com sua graça, perdão, vida e salvação.


Ao ler a Bíblia, peça que Deus lhes conceda o Espirito Santo para abrir a sua mente para assim compreender a Palavra de Deus que tem como centro Jesus Cristo e o perdão dos pecados que ele nos dá.


Se agarre a Cristo através do Batismo, Santa Ceia e Palavra. E assim você poderá descansar nesta promessa que encontramos 1 Jo 4.4- “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós (Cristo) do que aquele que está no mundo (diabo). Amém




Pr. Anderson Henn

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo