top of page
Mulher orando

Mensagens

Ação Social - é dever da igreja!

Porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não creem. (1 Tm 5.8)


Muito se houve falar sobre serviço social hoje na sociedade, mas acredito que poderia ser muito mais praticado. O mundo está carente de ações que busque o bem comum na sociedade, que lute pelos direitos dos menos favorecidos para que todos, ou a maioria conheça seus direitos, lute por eles e tenha melhores condições de vida.

Muito equivocado é o pensamento que alguns têm que ação social é apenas dar alimentos, dinheiro, serviços de saúde, enfim. Não, isto é assistencialismo! Ação Social capacita o povo a buscar por si só e ter condições de trabalhar e lutar por uma vida melhor. Aí entra cursos e ações que promovem a capacitação das pessoas para que cresçam e sejam pessoas diferentes capacitando suas vidas e das pessoas que estão em sua volta dando condições melhores para viver.

A Bíblia fala muito de Ação Social, a igreja primitiva foi a primeira que se preocupou com os seus para que ninguém tivesse necessidade, mas que a igualdade fosse permanente (At 4.32-35). Na verdade este é um braço que a igreja cristã precisa voltar a olhar com bons olhos, porque é missão da igreja, em primeiro lugar cuidar da sociedade porque sua missão de levar Cristo para todos só surtirá efeito se suprirmos as necessidades básicas dos necessitados. Hoje em dia, a igreja delegou ao estado a ação social, e pensa que não é mais sua responsabilidade.

Deus ainda chama a sua igreja para ajudar os menos favorecidos a ter condições melhores e que a igualdade seja cada vez mais plena na sociedade em que vivemos. A igreja está no mundo para fazer com que este mundo tenha o tempero do céu.

O texto de 1 Timóteo 5.8, acima citado, nos adverte que é preciso cuidar dos parentes, nossa família. A primeira família é aquela constituída de pai, mãe e filhos. A segunda família é a nossa igreja, os irmãos na fé, e a terceira é a sociedade, que também chamamos de humanidade. Pertencemos todos a uma só família, a humanidade. Então cuidar do nosso próximo é um ato de fé, se não o fazemos, conforme o texto, estamos negando a fé. Esta fé é viva, e só sabemos que ela está viva quando a mesma produz os respectivos frutos (Tg 2.17), que são as obras de misericórdia estendida àqueles que mais necessitam. Pense Nisso.


Rev. Gabriel Boldt

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page