Nem tudo é alegria na utilização do fogão à lenha.
Assim como há momentos de curtir um bom chimarrão com a chaleira que chia e uma boa comida feita em uma panela de ferro ardente sob seu calor, o fogão à lenha precisa de algo que nem todos gostam de fazer: ser lixado.
Já com a chapa de ferro morna, após seu uso, é preciso esfregar aquelas ásperas lixas com força para retirar as manchas de comidas, líquidos e do próprio calor.
E fazer isto deixa marcas nas mãos, tornando-as rústicas e manchadas. Quem sabe por isto esta seja uma atividade não muito agradável, especialmente para as mãos delicadas.
Porém, depois do árduo trabalho, eis que a chapa do fogão fica renovada, até brilhante, pronta para mais uma aventura culinária e para aquecer a família mais uma vez.
Ao observar este processo logo me veio à mente que, assim como a chapa do fogão à lenha, nosso coração também carrega suas manchas de culpas.
Só que, nesta comparação, nós somos piores ainda. O fogão veio de fábrica com a chapa novinha, brilhando, sem macha alguma. Nós já viemos de fábrica com o coração todo manchado e carregado de culpas.
“Tenho sido mau desde que nasci, tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido”, nos diz o Salmo 51.5. Antes mesmo de nossa mãe saber que estava grávida, já batia um coraçãozinho pecador em seu ventre.
Só há um que é capaz de tirar as machas de culpa do nosso coração. O Rei Davi, autor do Salmo 51, nos ensina a clamar assim: “Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades”.
O único que pode nos limpar de nossas culpas é o Senhor Deus. E ele fez isto através da morte e ressurreição do seu próprio Filho Jesus, o Salvador.
Aliás, assim como lixar a chapa do fogão à lenha deixa marcas nas mãos de quem o faz, o único que nos liberta de nossas culpas também carrega em suas mãos as marcas daquilo que ele fez. São mãos furadas pela cruz.
Jesus carrega marcas da morte, a mesma que foi vencida pela sua ressurreição ao terceiro dia.
E graças a Jesus, vidas arrependidas podem desfrutar de um coração novo, limpo e restaurado, pronto para um novo viver.
Este novo coração não somos nós que criamos, mas é ação de Deus Espírito Santo através da sua poderosa Palavra.
Então fica a dica: assim como a chapa do fogão à lenha, nosso coração precisa ser lixado e limpo de nossas culpas.
Arrependa-se dos seus pecados, creia em Cristo, aquele que carrega nas mãos as marcas da cruz. Só nele nosso coração ganha nova vida.
Pastor Bruno Serves
Comments