top of page
Mulher orando

Mensagens

É preciso continuar


Provérbios 3:1 – Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos.


A vida é um processo de aprendizagem. Não se limita a um período de tempo, nem ao seguimento de um calendário acadêmico. A aprendizagem é diária, constante e permanente. Parar de aprender é parar de viver. Vivem bem os que aprendem bem, e aprendem bem os que têm como mestre alguém que não pode falhar. Jesus é esse Mestre.

Quantas vezes, dirigindo meu carro numa cidade desconhecida, parei procurando orientação. Vez por outra me indicaram o caminho errado. Levou tempo para descobrir o erro e mudar de direção. Nervosismo, enfado e chateação foram as consequências.

No provérbio de hoje, o Senhor Se apresenta como o grande Mestre da vida. É o pai preocupado com a felicidade do filho. “Filho Meu, não te esqueças dos Meus ensinos…”, aconselha. O que mais Deus quer é que você seja um homem ou mulher que aprenda a ser feliz.


O maior problema no processo da aprendizagem é o esquecimento. Você estuda com dedicação, mas na hora da prova parece que tudo desaparece da mente. Você esquece. Não se lembra e é reprovado.


A vida está cheia de provas. Passar nelas é garantia de felicidade. Como é importante nessas horas “lembrar” tudo o que foi ensinado e tomar as decisões acertadas.

É interessante notar que Salomão relaciona a aprendizagem com o coração. “Não te esqueças”, diz. Evidentemente, ele apela às faculdades da mente. Mas, em seguida, acrescenta: “o teu coração guarde os meus mandamentos”. Essa é uma referência explícita aos sentimentos. O ser humano é uma unidade indivisível. Mente, coração e corpo não se podem separar. Não basta crer em Deus. É preciso obedecer. Saber é fundamental. Sentir é básico.


Se a aprendizagem é um processo, não se desanime. Enquanto estiver vivo, estará em condições de aprender. Às vezes, com lágrimas e dor, outras vezes com alegria e satisfação. Ora tropeçando nas pedras do caminho, ou levantando-se e sacudindo a poeira. Mas é preciso continuar, porque a vida é assim. Por isso, Deus afirma: “Filho Meu, não te esqueças dos Meus ensinos, e o teu coração guarde os Meus mandamentos.”


Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:


Senhor, eu quero continuar! Quero fazer a Tua vontade! Quero guardar os Teus mandamentos. Quero ser feliz! Me ajude para isso, por favor! Em nome de Jesus, amém!


Pr. Amilton Menezes

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não recue

Commenti


bottom of page